Ao fazer bolo de pote, é importante levar em conta os cuidados com higienização. Apesar de parecer “chover no molhado”, cuidados com higiene nunca são de mais e é sempre bom reforçar, não é mesmo? Abaixo apresentamos 5 pequenos cuidados que devemos tomar para evitar problemas.
1. COLHER DE PAU
Apesar desse tipo de colher estar presente em praticamente todas as casas, alguns especialistas recomendam a não utilização pelo fato de que microorganismos podem alojar nas ranhuras da colher dificultando a limpeza da mesma. O recomendável é trocar colheres de pau pelas de silicone.
2. Esponja
Um grande aliado das bactérias na cozinha, são as esponjas utilizadas para lavar louças. Devido a umidade absorvida por ela, e pequenos restos de alimentos que ficam grudados, as esponjas viram um ambiente ideal para as bactérias. A recomendação é deixá-las imersa em cloro por cerca de 10 minutos e depois enxaguar, mas claro que é importante trocar a esponja com certa frequência. (O mesmo se aplica aos panos que ficam próximos da pia).
(imagem de divulgação do curso, banner horizontal, se houver)
3. Lixeira de pia
As lixeiras de pia também são comuns em muitas casas. A proliferação de bactérias nas lixeiras pode atingir a bancada na qual ela se encontra e contaminar alimentos a serem feitos na bancada. A recomendação é que a lixeira fique no chão e que seja de metal.
4. Quebrar ovos na pia
Quem nunca quebrou os ovos na beirada da pia que atire a primeira pedra, não é mesmo? Aí está um grande problema. Aliás, dois problemas! O primeiro é que a pia pode contaminar o ovo durante o contato entre eles. O outro é devido ao fato que os ovos podem conter salmonela, que ao contaminar a pia, pode atingir outros alimentos.
5. Lavas as mãos
Não custa nada reforçar o que já sabemos, não é mesmo? Lave bem as mãos. Embaixo das unhas é um local que deve receber uma atenção especial. É sempre importante lavar as mãos ao manusear um objeto que não faz parte da receita, como por exemplo, o celular.