Saiba como conquistar clientes e vender mais no ramo de culinária

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O segredo de como conquistar clientes é a busca de toda pessoa que trabalha com culinária. Nesse ramo, ainda bem, há diversas maneiras testadas e comprovadas para ser bem-sucedido. 

Isso vai depender, claro, do seu objetivo. Talvez, você esteja mais interessado em captar mais clientes e vender mais. Em outro momento, seu interesse é manter os clientes já existentes. Ao longo deste artigo serão apresentadas algumas dicas que todo o empreendedor pode aplicar imediatamente.

1 – Aumente a sua capacidade de serviço

A culinária se tornou a principal fonte de renda para várias pessoas durante a crise atual. Afinal, não é preciso muito para começar um pequeno negócio neste ramo. Entretanto, a concorrência aumentou demais. Além disso, com a pandemia, muitos restaurantes tiveram que fechar as portas do dia para a noite.

Portanto, a primeira dica é tornar o seu negócio o mais digital possível. Com os aplicativos de entrega, qualquer pessoa que trabalhe com culinária tem a oportunidade de expandir a sua base de clientes. Nesse caso, é indicado montar um menu exclusivo para plataformas como iFood ou Uber Eats. Dê preferência a receitas que possam ser entregues com boa apresentação e que não necessitem muito tempo para o preparo.

Caso o seu negócio tenha a possibilidade de realizar a entrega no local de preparo, melhor ainda. Mesmo que você não tenha um espaço para o consumo no local, investir em takeout é uma das maneiras mais inteligentes de conquistar clientes para a sua loja.

2 – Avalie seu menu

Não é porque você tem a possibilidade de oferecer diversas receitas que o seu menu precisa estar abarrotado. Além disso, ele necessita estar muito bem organizado. Quais são os itens de entrada? E os pratos principais?

É importante destacar que o seu menu não é apenas um pedaço de papel para mostrar os pratos e sobremesas disponíveis. Ele é uma das suas mais importantes ferramentas de vendas. Por isso, em muitos cardápios, é possível encontrar até mesmo gatilhos mentais. Eles funcionam para atrair a atenção do cliente e forçá-los a tomar uma decisão.

Portanto, o menu não deve ser encarado apenas como um guia de apresentação aos clientes. Caso um deles tenha muitas opções, por exemplo, o consumidor pode se sentir confuso e, como consequência, desistir da compra.

Nesse cenário, talvez a opção mais inteligente seja diminuir o número de itens. Você pode verificar ainda quais receitas geram o maior retorno. Não há motivos para oferecer um prato que tem baixa demanda por parte dos clientes. 

Ainda quanto a apresentação do menu, faça o máximo para utilizar fotos profissionais e bem atrativas. Elas podem fazer toda a diferença na decisão de compra do cliente.

3 – Crie um programa de benefícios

Essa é uma das estratégias de vendas mais antigas utilizadas no marketing. Ela continua popular porque funciona muito bem. Afinal, todos sabem que conquistar um cliente novo é muito mais caro do que manter um já existente. Por isso, um programa de fidelidade ou de benefícios sempre dá certo, ainda mais para quem trabalha com culinária.

Caso você não tenha, fique tranquilo. Criar um não requer muitos conhecimentos. Uma vendedora de bolo, por exemplo, pode apenas elaborar um cartão de fidelidade e distribuir para os clientes. A cada venda, este cartão é marcado de alguma forma, seja por meio de um furo, seja por meio de um carimbo.

Ao completar dez marcações, o cliente ganha um bolo grátis. Sem complicações, um programa de benefícios está criado. Para aqueles que têm acesso a um software CRM, vale a pena analisar qual é a preferência dos clientes. Talvez essa indicação possa ser um guia sobre como um programa de fidelidade deva ser implementado.

4 – Invista em marketing digital

Hoje, é esperado que você entenda como conquistar clientes por meio do marketing digital. Será ele a sua principal ferramenta de comunicação e captação de consumidores em potencial. Há muitas maneiras para começar nessa área, e nenhuma delas necessita altos investimentos. 

Caso você goste de compartilhar experiências, escrever um blog pode ser um excelente passo inicial. Ele terá ainda melhores resultados se você investir em SEO. Portanto, pesquise as palavras-chaves mais buscadas por potenciais clientes e tenha foco em conteúdo que seja relevante para o seu público.

Outras plataformas fundamentais são as redes sociais.

  • Facebook,
  • Telegram,
  • Whatsapp,
  • Twitter,
  • Instagram.

O Instagram, por exemplo, é a favorita de quem trabalha com culinária. Por meio do reels ou dos stories você pode compartilhar receitas, fotos de pratos e também interagir com os clientes. Para quem deseja conquistar consumidores localmente, investir em postagens patrocinadas é uma excelente opção.

Dessa forma, todos os posts pagos são enviados diretamente para pessoas interessantes em culinária. A vantagem sobre métodos de comunicação tradicionais, como rádio e TV, é o custo. Com pouco dinheiro, é possível divulgar seus produtos ou seus serviços para milhares de pessoas.

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